Se quando estamos doentes, vamos a um médico. Se quando o nosso carro tem um problema, vamos a um mecânico. Então porque é que não recorremos a um profissional com a venda do nosso imóvel?
E a razão é muitas vezes monetária. Mas também aqui, as mediadoras vendem em média 11% acima dos particulares, segundo o INE.
Outras vezes é o serviço, porque muitas vezes os particulares pensam que aquilo que os agentes fazem, também eles conseguem fazer.
Será?
Tempo, paciência, disponibilidade, conhecimento do mercado, gestão dos contactos, visitas, negociação e fecho.
Por exemplo, se quando vamos de férias tiramos um fim-de-semana inteiro para o planear, porque não fazemos o mesmo com a venda da nossa casa?
Sugerimos a escolha de uma mediadora de renome, que trabalhe em rede, para desta forma exponenciar os seus contactos.
Fale com várias agências antes de escolher, faça-o se necessário na loja a primeira vez, em vez de sua casa. Até ter a certeza que é por aí, evitado assim expor-se a outras situações.
Depois, a escolha de um agente e aqui é importante falar com as pessoas certas. Em que a sua primeira preocupação será entender as suas motivações e necessidades, com resultados e com experiência, para ir em busca das suas pretensões.
Equipa José Carlos Nunes



